Nesta quinta-feira dia 29 de agosto, a cidade de Irati presenciou dois graves incidentes de maus-tratos a animais, que mobilizaram a equipe policial em diferentes bairros do município.

Por volta das 09h00, a equipe deslocou-se até o Bairro Rio Bonito após receber uma denúncia de que cachorros estariam sendo maltratados em uma residência. Segundo informações, um dos animais chorou e gritou durante toda a noite anterior. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o portão trancado, mas perceberam que o muro era baixo e, da rua, era possível ouvir os gritos de um cachorro. Diante da ausência de moradores na casa, a equipe decidiu pular o muro e entrar nos fundos da residência. Lá, foi encontrado um filhote que havia caído em um buraco. O animal foi resgatado e colocado junto com a mãe e outros filhotes. Além disso, foi constatado que não havia comida nem água disponível para os animais. A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal foi acionada e se comprometeu a acompanhar o caso.

Mais tarde, às 10h30, a equipe policial foi chamada ao Bairro Fragatas, onde foi informada sobre a morte de um cachorro. No local, a tutora de um cachorro da raça Pinscher, de aproximadamente um ano, relatou que seu vizinho havia matado o animal com um pedaço de madeira. Segundo a solicitante, o agressor justificou a ação porque o cachorro estava na rua e ainda a ameaçou, afirmando que mataria o cachorro e, em seguida, a própria tutora. Quando a equipe policial chegou à residência do suspeito, ele já havia fugido. A responsável pelo animal foi orientada a comparecer à Delegacia de Polícia Civil para que as medidas legais sejam tomadas.

Os casos chamam a atenção para a necessidade de maior conscientização e fiscalização em relação ao cuidado e proteção dos animais na cidade. A comunidade é encorajada a denunciar qualquer forma de maus-tratos para que os responsáveis sejam punidos e os animais, protegidos.


Com informações da Polícia Militar.