Duas ocorrências de descaminho foram registradas pela Polícia Militar entre a noite de terça-feira (13) e a madrugada desta quarta-feira (14) no município de Inácio Martins. As ações resultaram na apreensão de grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira, além de veículos utilizados no transporte dos produtos.
A primeira abordagem aconteceu por volta das 19h10, quando a equipe policial realizava patrulhamento pela localidade de Papagaios. No local, os policiais visualizaram um automóvel cujo banco traseiro estava carregado com diversas sacolas e mercadorias. Em conversa com o condutor, ele informou espontaneamente que retornava do Paraguai e que o veículo estava carregado com produtos de origem estrangeira. No interior do carro também estavam duas mulheres. Diante da situação, foi realizada a busca veicular, sendo localizados 11 smartphones de marcas e modelos diversos, 35 perfumes, 12 garrafas de Jack Daniel’s de sabores variados, dois patinetes elétricos da marca Foston, uma mala Paraná, 62 mochilas de diversas cores e marcas, 24 sutiãs, nove desodorantes, duas caixas de minoxidil, uma caixa de som JBL, quatro maços de cigarros e 24 conjuntos de roupas. Após contato com a Receita Federal, foi determinada a apreensão de toda a mercadoria, juntamente com o automóvel.
Já a segunda ocorrência foi registrada às 3h11 da madrugada, quando a equipe policial retornava da cidade de Irati e se deparou com dois veículos na entrada de Inácio Martins. Ao perceber a presença policial, um dos carros fugiu, enquanto o outro foi abordado com sucesso. Durante a busca veicular, foram encontrados diversos produtos de origem estrangeira, principalmente uma grande quantidade de aparelhos eletrônicos, como celulares, relógios, caixas de som, fones de ouvido, tablets, acessórios de informática e videogames. Também foram apreendidos perfumes, cigarros e materiais de pesca. O condutor do veículo era motorista de aplicativo, e duas mulheres, oriundas do Estado de Santa Catarina e moradoras da cidade de Balneário Camboriú, se apresentaram como responsáveis pela mercadoria.
Em uma avaliação preliminar, foi constatado que o valor total dos produtos apreendidos pode ultrapassar meio milhão de reais. Até o fechamento desta nota, não foi possível realizar a contagem detalhada de cada item. A Receita Federal foi informada sobre o ocorrido e ficará responsável pelos procedimentos legais cabíveis.

Fonte: Polícia Militar
Foto: Gerada por IA (capa) e dos produtos disponibilizadas pela PM