Na manhã deste sábado (8), Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A cidade foi atingida no domingo (7) por um tornado classificado como EF3, com ventos de mais de 250 km/h, pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo o Governo do Estado, cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município foram danificados.
Seis pessoas morreram - cinco de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava - e pelo menos 750 ficaram feridas, conforme a Defesa Civil. Uma adolescente de 14 anos está entre as vítimas que não resistiram aos ferimentos.
Com o decreto, é possível adotar procedimentos emergenciais, como dispensa de licitações e mobilização imediata de recursos. Além do governador, representantes do governo estadual estão na cidade para fazer o levantamento oficial dos estragos e de pessoas atingidas.
O presidente Lula (PT) usou as redes sociais para comunicar o envio de ministros ao estado para acompanhar ações e apoiar as vítimas. No mesmo voo, estão equipes da Defesa Civil especializadas em Socorro e Ajuda Humanitária e em Reconstrução.
Com informações do G1.