A Rádio Alvorada do Sul Ltda, de Rebouças (PR), teve seu início em maio de 1973, quando o senhor Rubens José Pereira esteve na cidade solicitando apoio local para o projeto de instalação de uma emissora de rádio em Rebouças.
Em agosto do mesmo ano, Rubens se reuniu com Jerônimo Cabral Perussolo, então prefeito de Rebouças, para propor uma sociedade entre eles. Com o intuito de levar uma comunicação rápida e precisa a todas as pessoas da região, Jerônimo aceitou a proposta e, em 04 de setembro de 1973, a sociedade foi instituída.
Em seguida, o engenheiro Telmo Eugênio de Oliveira elaborou o projeto técnico, para que a permissão do canal fosse dada pelo Ministério das Comunicações, a qual só foi concedida após cinco anos. Em 1975, Rosy Sarraff Perussolo assumiu a sociedade no lugar de Rubens José Pereira. Enquanto se aguardava a tão esperada permissão do Governo, os novos sócios optaram por construir o estúdio da emissora, situado até hoje na Rua Simão Domingues, nº 26.
Após vencer todos os obstáculos para o início do funcionamento da rádio, no dia 19 de janeiro de 1978, a emissora recebeu a autorização para realizar suas atividades em caráter experimental por 30 dias. Logo, em 20 de janeiro de 1978, às 06h, tendo por operador de som o senhor Edson e Jerônimo Perussolo como locutor, a Rádio Alvorada entrava no ar, usando “A Montanha – Roberto Carlos” como fundo musical e trazendo a seguinte mensagem – a qual é usada parcialmente até hoje:
“Prezados ouvintes,
É com as graças e benção de Deus que neste momento entra no ar a sua ZJY 291, Rádio Alvorada do Sul Ltda, emissora brasileira, que opera em onda média, na frequência de 1460 KHz, com 0.250wts, transmitindo em caráter experimental da cidade de Rebouças, Estado do Paraná. Com estúdio na Rua Simão Domingues, nº 26 e transmissores instalados no prolongamento da Avenida Manoel Ribas, sem número.
Ao iniciarmos nossas atividades radiofônicas do dia de hoje, às 06 horas, desejamos a todos os nossos ouvintes, que são a razão principal do nosso trabalho, um bom dia, cheio de alegrias e ótimas realizações.
‘Senhor, no início deste dia, pedimos a paz, a sabedoria e a força. Queremos olhar o mundo com os olhos cheios de amor. Sermos pacientes, compreensivos, justos e equilibrados. Queremos ver além das aparências, Teus filhos, como Tu os vê e assim só vermos o bem em cada um. Cerrai a nossa língua de todas as maldades, que só de concórdia viva o coração. Sejamos tão bons e alegres, que todos quantos se achegarem a nós sintam a Tua presença. Reveste-nos inteiramente de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia nós Te revelemos a todos.’”
A primeira entrevista da emissora foi realizada com Maria José Andrade, então primeira dama do município, na qual ela convidava todas as mães a participarem de uma reunião na cidade. Segundo Maria José, a presença das mães, em função da abrangência territorial do convite, foi a maior até então. Com isso, um dos objetivos da rádio já estava sendo alcançado: a comunicação de massa.
Em seguida e, após cumprir a determinação de caráter experimental, em 03 de março de 1978, a Rádio Alvorada foi habilitada a desempenhar todas as funções pertinentes a uma emissora de rádio. Hoje, opera de maneira automatizada e conta com transmissores digitais, oferecendo programação 24h por dia para as regiões centro-sul do Paraná e norte de Santa Catarina, através dos 850 KHz e simultaneamente na internet, canal que é acessado por ouvintes de vários lugares do mundo.
A Rádio Alvorada opera com canais via satélite, como as redes Evangelizar e Rede Milicia Sat (RCR), e possui parceria com a Rádio Banda B, de Curitiba, na área esportiva. A programação visa sempre levar entretenimento e informação de maneira simples e direta.
Confira algumas transmissões externas que marcaram a história da Alvorada:
– A primeira transmissão externa aconteceu na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, em Rebouças, e apresentou a Missa Solene do Domingo de Páscoa de 1978. A partir de então, a transmissão da missa se tornou parte da programação.
– As primeiras transmissões externas em ambiente aberto foram feitas do campo do Clube Atlético Reboucense, para apresentar partidas de futebol e transmitir o programa sertanejo “Pedrinho Martins apresenta seus amigos”.
– Em 11 de maio de 1980, foi transmitido o primeiro jogo de futebol à longa distância, numa partida entre Coritiba e Corinthians na capital paranaense.
– Em 1980, foram transmitidos dois jogos da Seleção Brasileira, ao vivo, direto do Maracanã, no Rio de Janeiro. Além disso, foram apresentadas outras duas partidas disputadas no Morumbi, em São Paulo, e mais um jogo pelo Campeonato Paranaense daquele ano – todos transmitidos com um transmissor de 0,250W, substituído por outro mais potente no ano seguinte.